A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) Angola reabre, oficialmente, a partir de hoje os seus templos em todo o país, de forma faseada.
Segundo o pastor Jimi Inácio, director do Gabinete de Comunicação e Imagem da igreja, serão reabertos, inicialmente, os locais de culto na província de Luanda.
A reabertura dos templos ocorre depois da confirmação, pelas autoridades angolanas, da nova direcção da igreja, coordenada pelo bispo Valente Bizzerra Luís.
Os templos estavam encerrados desde Setembro de 2020, na sequência de investigações das autoridades judiciais angolanas a supostos crimes cometidos por bispos e pastores da antiga direcção.
De acordo com Jimi Inácio, que falava à RNA, serão reabertos apenas os templos que não foram lacrados pela Procuradoria-Geral da República, no âmbito das investigações.
Em concreto, as autoridades judiciais angolanas autorizaram a reabertura das catedrais do Patriota, Benfica, Morro Bento, Viana e Camama, em Luanda.
Os demais templos erguidos na capital do país devem ser reabertos nos próximos dias, juntamente com os das províncias da Huíla, Malanje, Bié, Cuanza Sul e outras.
Todos estes locais de culto da IURD Angola estão, há oito meses, sob gestão do Instituto Nacional dos Assuntos Religiosos (INAR).
Recentemente, o ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato, reconheceu a liderança do bispo Valente Bizzerra Luís na Igreja Universal do Reino de Deus em Angola.
A nova direcção da IURD Angola foi eleita em assembleia-geral ordinária, pondo fim ao conflito que se instalou em 2019, em consequência de profundas divergências entre bispos, pastores, obreiros angolanos e brasileiros.
Enviar um comentário